Curiosidades sobre trabalhar em Dubai

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

TEXTO RETIRADO DO BLOG: http://blog.bocao.com.br


Ao contrário da grande maioria dos países, o Dubai possui uma política muito tranqüila em relação aos imigrantes. Qualquer pessoa que venha ao país com um visto de visitante pode procurar um emprego e após isso transformá-lo em visto de trabalho. Entretanto aqui existe algo que jamais havia visto em outro lugar que é a diferenciação do visto de trabalho com base na escolaridade do requerente. Mestres e doutores que obtenham o visto de trabalho, podem trocar quantas vezes quiserem de emprego enquanto que bacharéis podem fazer isto apenas duas vezes e para aqueles sem faculdade somente uma troca é disponível. Lógicamente estas trocas estão também limitadas pelo consentimento dos empregadores isto é, caso o empregador negue sua saída, poderá solicitar o banimento e por este motivo é melhor manter uma política de boa vizinhança com as pessoas daqui até porque como a cidade é "pequena", isto pode fazer uma grande diferença em empregos futuros.

O horário de trabalho por aqui também é bastante complicado variando de empresa para empresa. Os órgãos públicos trabalham normalmente das 7:30 às 14 horas direto enquanto que muitas lojas seguem um horário alternativo, das 8:00 as 13:00 e das 15:00 as 18:00. Este horário pode variar (no Computer Plaza, shopping de eletrônicos, as empresas fechavam as 14:00 horas e retornavam as 17:00). Com o aumento dos visitantes a cidade passa a ter cada vez mais shoppings trabalhando no horário das 10:00 às 22:00 horas. Encontram-se também muitos lugares 24 horas. No Dubai Duty Free, empresa onde estou prestando consultoria, o horário de trabalho é das 7:00 às 15:00 horas direto (sem pausa para almoço). 15:15 já não se vê mais nenhuma viva alma nas instalações.

Agora, a maior diferença em relação ao resto do mundo está no final de semana. Como os Emirados Árabes Unidos são um país islâmico, guardam a sexta-feira por ser seu dia sagrado. Logo, o governo instituiu para o funcionalismo público (incluindo aqui escolas) o final de semana como sendo quinta e sexta-feira. Muitas empresas têm como final de semana a sexta e o sábado mas no geral vê-se que a quinta e sexta-feira predominam como dias de descanso. Também não é difícil compreender como isto interfere nos negócios com este país, uma vez que para o resto do mundo o final de semana começa no sábado, para os negócios existe uma barreira de 4 dias improdutivos (quinta e sexta-feira no Dubai e sábado e domingo no resto do mundo). Somando isso a grande diferença de fuso em relação as Américas (Dubai está em GMT+4 tendo 7 horas de diferença com o Brasil) vê-se quão difícil é manter relações com estes países. Até Portugal e Inglaterra a diferença é de apenas 3 horas e duas para Paris e Berlin.

Outro diferencial é que durante o Ramadã (época de guarda e festas dos muçulmanos), as empresas têm sua jornada de trabalho diminuída em 2 horas diárias para as festividades e por mais que este seja comemorado pelos muçulmanos, a época não faz distinção quanto a religião das pessoas e por isso todos normalmente usufruem desta redução (mesmo os estrangeiros vivendo aqui).

....

0 comentários: