Túnis, Tunísia (PANA) - Um atelier sob o lema "A educação para todos no Magrebe: reformas, desafios e perspectivas" iniciou-se segunda-feira em Túnis, soube-se de fonte oficial na capital tunisina.
Na abertura deste encontro, a secretária-geral da Comissão Nacional para a Educação, Ciência e a Cultura e coordenadora nacional do programa tunisino "Educação Para Todos", Fatma Tarhouni, indicou que o seu país fez da reforma fundamental do seu sistema um maior objectivo nacional.
Salientou que o arranque do programa "Educação Para Todos" coincidiu com a promulgação da lei de orientação relativa à educação e ao ensino escolar, em Julho de 2002, e do seu plano de execução 2002/2007.
Estas duas conquistas, sublinhou, constituem "uma nova baliza na via da instauração da escola de amanhã" que deve ser "a escola de todos e a via para a exelência e o desenvolvimento das competências nacionais".
"A Educação Para todos" é um programa lançado em 2000 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO) durante o seu congresso internacional realizado em Dakar, a capital senegalesa.
Em virtude deste programa, a comunidade internacional é chamada a atingir, até 2015, um leque de objectivos, dos quais a garantia do ensino gratuito e obrigatório para todas as crianças, a melhoria da qualidade do ensino e a redução, para a metade, da taxa de analfabetismo nos adultos em cada país.
O atelier de Túnis, que acontece em previsão da realização, de 19 a 21 de Fevereiro de 2008 em Doha (Qatar), dum fórum árabe sobre a "Educação Para Todos, propõe-se a avaliar, durante três dias, o progresso deste programa nos países magrebinos e elaborar um relatório regional sobre a mesma matéria.
http://www.panapress.com/freenewspor.asp?code=por011605&dte=21/01/2008
Tunísia acolhe Atelier sobre "Educação Para Todos"
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário