Câmara Árabe propõe acordo entre ANBA e agência saudita

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Riad – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira propôs ontem (27) a assinatura de um acordo de parceria entre a ANBA e a Saudi Press Agency (SPA), agência de notícias do governo da Arábia Saudita. A proposta foi feita pelo vice-presidente de marketing da entidade, Rubens Hannun, durante encontro, em Riad, com o assistente do diretor-geral da agência saudita, Ibrahim Al-Juber, e com o responsável pelo serviço de notícias em inglês, Abdul Aziz Al-Hindi.

Hannun falou sobre o trabalho da Câmara Árabe e sobre o objetivo ANBA, que é o de publicar notícias sobre as relações entre o Brasil e os países árabes, especialmente na área econômica. A idéia da parceria foi bem recebida pelos representantes da agência saudita, que pediram o envio de uma minuta do acordo para análise.

A ANBA já mantém acordos para troca de material jornalístico com a Algérie Presse Service (APS), da Argélia, a Emirates News Agency (WAM), dos Emirados Árabes Unidos, a Kuwait News Agency (Kuna), a Maghreb Arabe Presse (MAP), do Marrocos, a Syrian Arab News Agency (Sana), da Síria, a Tunis Afrique Presse (TAP), da Tunísia, a Yemen News Agency (Saba News), do Iêmen, a Agência Brasil e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que fornece semanalmente matérias sobre a economia paranaense.

Os convênios com essas agências prevêem, entre outras coisas, a troca de notícias que são traduzidas para o português e publicadas no site da ANBA na internet. Da mesma maneira, as agências parceiras podem utilizar o material da ANBA. Hannun acrescentou que os acordos criam também a possibilidade de intercâmbio de jornalistas. Ele informou ainda que a agência da Câmara Árabe recebe cerca de 200 mil acessos por mês do Brasil e do exterior.

Al-Juber disse que nas Américas a SPA tem somente uma sucursal em Washington, nos Estados Unidos, mas está em estudo a possibilidade da agência passar a ter correspondentes em outros países do continente.

A SPA foi criada em 1971 e, segundo Al-Hindi, tem cerca de 300 jornalistas em seu quadro de funcionários. Ela publica notícias internacionais, sobre política, economia, assuntos sociais e cultura em árabe, inglês e francês. Além de Washington, a SPA tem sucursais em Beirute, no Cairo, em Sanaa, capital do Iêmen, em Londres, Túnis e Teerã.

O editor-executivo da ANBA, Alexandre Rocha, acompanhou Hannun na visita à agência saudita.


http://www.anba.com.br/noticia.php?id=17527

0 comentários: