O Novo Eldorado: Dubai, no Oriente Médio, cresce bem mais do que a China. Ali, há muitas oportunidades para as pequenas empresas brasileiras

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de janeiro/2008.

"Já ouviu falar em Dubai? É um território pequenino no oriente médio, quase seis vezes menor do que Sergipe, o estado com menos área no brasil. apesar do tamanho diminuto, Dubai faz inveja a muito país gigante, até mesmo à China, sempre citada pelo grande crescimento econômico. enquanto o produto interno bruto chinês cresceu 10,7% em 2006, o de Dubai subiu astronômicos 16%. os negócios no emirado andam em expansão acelerada, há novas construções por toda parte e a região parece um canteiro de obras. estima-se que 30% de todas as gruas usadas na construção civil do mundo estão ali, erguendo prédios e condomínios suntuosos. o brasil pega carona nesse crescimento com exportações cada vez maiores, de móveis e materiais de construção a calçados e biquínis. Com o aumento do comércio, até mesmo um vôo diário entre São Paulo e Dubai foi inaugurado. Desde outubro passado, ele carrega passageiros e cargas de um lado ao outro em 14 horas e 40 minutos.

Dubai é um eldorado, tal qual a cidade de ouro perdida que os antigos navegantes procuravam encontrar. ali estão oportunidades valiosas de negócios para quem se aventurar. Hoje, o Pib de Dubai alcança uS$ 37 bilhões. o petróleo, uma das maiores fontes de riqueza dos países árabes, é responsável por apenas 5% da produção local. Os outros 95% vêm de outros setores, com destaque para a construção civil e o turismo. Mas nem sempre foi assim. Há três décadas, quando o petróleo ainda era a locomotiva da economia de Dubai, o emirado percebeu que o dinheiro gerado com a exploração do chamado ouro negro poderia ser usado no desenvolvimento do país e no fortalecimento de outros segmentos da economia. Deu certo. Para se ter uma idéia desse movimento, os negócios internacionais em Dubai crescem numa média de 11% ao ano desde 1988, segundo o governo local."


(vale a pena conferir)

0 comentários: