São Paulo Dubai terá os maiores reservatórios de concreto para armazenagem de água do mundo. A obra tem como objetivo atender à demanda crescente gerada pelos projetos de construção em andamento no emirado, avaliados em bilhões de dólares. As informações foram divulgadas pelo site do jornal árabe Gulf News.
Os três reservatórios retangulares, cada um com capacidade para cerca de 270 milhões de litros por dia, ficarão na região de Mushrif. A empresa responsável pela construção é o Mammut Group, dos Emirados Árabes Unidos. O valor do contrato para implementação do projeto é de US$ 168,6 milhões.
Os reservatórios de Mushrif fazem parte de um pacote de projetos de infra-estrutura avaliado em 12 bilhões de dirhams (US$ 3,3 bilhões) lançado recentemente pelo Departamento de Águas e Eletricidade de Dubai (Dewa) para atender à demanda por água e energia elétrica gerada pelos projetos de construção no emirado.
As instalações deverão ocupar uma área total de 165 mil metros quadrados. Os reservatórios terão 372 metros de comprimento, 169 metros de largura e 5,6 metros de profundidade. Deverão ser utilizados 270 mil metros cúbicos de concreto e 27 mil toneladas de aço reforçado.
"Quando concluídos, os três reservatórios irão comportar cerca de 820 milhões de água potável por dia, o que vai representar uma grande expansão na infra-estrutura de Dubai", disse Behzad Ferdows, presidente e CEO do Mammut Group, em nota à imprensa.
"A rápida expansão populacional e o desenvolvimento econômico geram um crescimento exponencial na demanda por água e os governos regionais estão sempre aumentando o fornecimento para acompanhar a demanda", afirmou.
Atualmente, o maior reservatório de água feito de concreto do mundo é o Earl Thomas Reservoir, em San Diego, Califórnia, que comporta aproximadamente 160 milhões de litros de água.
De acordo com estatísticas do Dewa, Dubai tem hoje uma capacidade diária de armazenagem de 1,2 bilhão de litros de água. A previsão é de que esse volume chegue a quase 3.6 bilhão até 2015.
Os reservatórios de Mushrif deverão expandir a capacidade de armazenagem do Dewa dos atuais 1,2 bilhão de litros para cerca de 1,9 bilhão de litros por dia.
As obras têm duração prevista de 15 meses e serão realizadas pelo Mammut Group em parceria com o Max Boegel Group, da Alemanha, ainda segundo o Gulf News.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum
http://www.anba.com.br/noticia.php?id=17774
0 comentários:
Postar um comentário