O primeiro passo para aqueles que iniciam a prática budista é aprender a recitar a frase Nam-myoho-rengue-kyo. Mesmo não compreendendo seu significado, munidas de sinceridade e convicção, essas pessoas dedicam-se à prática budista e, com o passar do tempo, vêm a adqüirir mudanças positivas na vida. Essas mudanças, muito mais do que explicações teóricas, são o que validam e comprovam a força do Nam-myoho-rengue-kyo.
Praticantes do mundo inteiro recitam essa mesma frase seguindo o mesmo ritmo e pronúncia. Não há uma tradução dos caracteres sânscritos e chineses que formam o Nam-myoho-rengue-kyo para cada um dos idiomas existentes no mundo. Essa tarefa é impraticável devido ao profundo e diversificado significado de cada um dos caracteres.
Myoho-rengue-kyo é o título em japonês do Sutra de Lótus, o ensinamento do primeiro Buda registrado historicamente, Sakyamuni, que viveu na Índia há mais de três mil anos. Muitas eras decorreram até que no século XIII, no Japão, Nitiren Daishonin, após ter estudado profundamente as principais doutrinas, chegou à conclusão de que o Sutra de Lótus continha o ensinamento mais profundo de Sakyamuni e que o título Myoho-rengue-kyo era sua essência. Ao antepor a palavra Nam, que é derivada do sânscrito Namas e significa "devotar a própria vida", aos cinco caracteres Myoho-rengue-kyo, ele transformou o que seria um simples título em um ato de devoção para atingir a suprema condição de vida do estado de Buda, ou iluminação. Dessa forma, Nitiren Daishonin deixou como legado para toda a humanidade a chave da felicidade absoluta e revelou o caminho para a conquista da revolução humana. Isso ele fez ao estabelecer seu budismo em 28 de abril de 1253, recitando pela primeira vez o Nam-myoho-rengue-kyo.
Na escritura "O Daimoku do Sutra de Lótus", Nitiren Daishonin nos mostra quão extraordinário é conhecer e recitar o Nam-myoho-rengue-kyo por meio da seguinte passagem: "Suponha que alguém arremesse uma linha do topo do Monte Sumeru de um outro mundo tentando passá-la pelo furo de uma agulha colocada no topo do Monte Sumeru deste mundo em um dia de forte ventania. É mais fácil passar a linha pela agulha nessas condições do que encontrar o Daimoku do Sutra de Lótus. Assim, ao recitar o Daimoku, esteja certo de que é uma alegria maior do que um cego tornar-se capaz de ver seus pais pela primeira vez, e mais raro do que um prisioneiro de um forte inimigo ser libertado e reunido com sua esposa e filhos." (The Writings of Nichiren Daishonin, pág. 143.)
Vamos analisar agora o significado literal da palavra Nam-myoho-rengue-kyo:
Nam - derivado do sâncrito Namas, significa "devotar a própria vida",
Myoho-rengue-kyo - título do Sutra de Lótus, em japonês, o principal ensino do Buda Sakyamuni;
Myo - significa místico, não no sentido de milagre, mas indicando que o mistério da vida é de inimaginável profundidade e, portanto, além da compreensão do homem;
Ho - significa lei. A natureza da vida é tão mística e profunda que transcende o âmbito do conhecimento humano. Uma lei familiar é encontrada no desenvolvimento do ser humano. Ele nasce, cresce, torna-se jovem e depois idoso e falece. Isso é, obviamente, uma inquebrável lei que regula cada espécie da vida. Ninguém pode nascer como adulto nem escapar desse ciclo.
Em suma, Myoho significa Lei Mística, que é a realidade imutável e essencial de todos os fenômenos.
Rengue - significa flor de lótus, que simboliza a simultaneidade de causa e efeito, pois a flor e a semente germinam ao mesmo tempo. O budismo esclarece que todos os fenômenos do universo são regidos por essa lei. Portanto, a condição da vida presente é o efeito das causas acumuladas no passado e as ações do presente criam causas para o futuro.
Kyo - significa sutra ou ensino do Buda, que é eterno. Propaga-se pelas três existências da vida - passado, presente e futuro - transcendendo as condições mutáveis do mundo físico e do ciclo de nascimento e morte.
Assim, sob o ponto de vista do significado literal, o Nam-myoho-rengue-kyo abrange todas as leis, toda a matéria e todas as formas de vida existentes no universo. Se o expandirmos ao espaço ilimitado, é o mesmo que a vida do universo, e se o condensarmos ao espaço limitado, é igual à vida individual dos seres humanos. No entanto, esta idéia é superficial, pois a mera tradução dos caracteres não expõe a profundidade da Lei Mística em sua totalidade.
Não se compreende o budismo apenas racionalmente, mas com a própria vida. Por isso é que se torna impraticável a tradução do Nam-myoho-rengue-kyo para cada idioma. Nam-myoho-rengue-kyo é a nossa própria vida.
Fonte:
Brasil Seikyo, edição nº 1588, 20/01/2001, página 6.
Pesquisa:
"Lei Mística: O Caminho para a Felicidade Absoluta", Terceira Civilização, edições de setembro e novembro de 1998 e Guia Prático do Budismo.
Terceira Civilização, edições de setembro e novembro de 1998. Pesquisa "Lei Mística: O Caminho para a Felicidade Absoluta" e Guia Prático do Budismo
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