São Paulo A Associação Cultural Brasil-Líbano preparou uma extensa programação para comemorar, em São Paulo, os 125 anos do nascimento do escritor e pintor libanês Gibran Khalil Gibran. O árabe, que escreveu ensaios, poesias e romances, é reconhecido como um dos líderes intelectuais do último século. Gibran faleceu em 1931 e é autor de "O Profeta", livro considerado uma das cem obras mais importantes do mundo. "Essa comemoração vai torná-lo ainda mais conhecido, principalmente entre a nova geração", explica a presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Lody Brais.
A comemoração começa no dia 27 de março, com coquetel no Salão Nobre do Clube Atlético Monte Líbano. A partir do dia 28 haverá uma exposição, no hall do Teatro e Boulevard do clube, onde poderão ser vistos livros de Gibran, reproduções de seus quadros, além de documentos e cartas pessoais. Parte do material foi enviado pelo Comitê Nacional Gibran no Líbano e parte veio de pesquisa feita no Brasil e em outros países. Na mostra também estarão expostas fotografias que o escritor Paulo Daniel Farah fez no Líbano, em locais históricos onde Gibran viveu, e que inspiraram sua obra, e no Museu Gibran.
No dia 29 de março os bilhetes da Loteria Federal terão estampa alusiva aos 125 anos de nascimento de Gibran. No mesmo dia começam a ser exibidos, no telão do Teatro do Clube Atlético Monte Líbano, filmes sobre o artista, também enviados pelo Comitê Nacional Gibran no Líbano. Será ainda descerrado um busto do libanês na Praça Jairo de Almeida Ramos, que fica entre a avenida República do Líbano e a Afonso Brás, na capital paulista. Uma leitura de textos de obras de Gibran, seguida de debates, no dia 03 de abril, no Teatro do Clube Atlético Monte Líbano, é uma das últimas atividades.
Lody conta que tudo começou há cerca de três anos, quando, lendo sobre o escritor, ela observou a data dos 125 anos do nascimento de Gibran e marcou na sua agenda. Há cerca de um ano, então, Lody ligou para o presidente do Comitê Nacional Gibran no Líbano, Antoine Khury, e falou sobre a intenção de comemorar a data no Brasil. A partir daí, o Comitê, além de apoiar as atividades no Brasil, se comunicou com outros países para sugerir a mesma idéia. Tanto que nações como Inglaterra, Estados Unidos e Austrália também farão suas comemorações. O Brasil, porém, será o primeiro a comemorar, segundo Lody.
De acordo com a presidente da associação, será uma oportunidade para que todos memorizem o "Gibran universal". "Ele nasceu no Líbano, mas foi um homem do mundo, foi a maior bandeira do Líbano no exterior", diz Lody. Gibran morou grande parte da sua vida nos Estados Unidos. A sua maior obra, O Profeta, teve como influência a Bíblia, Nietzsche e William Blake. Trata de temas como amor, amizade, morte, natureza e foi traduzida para mais de 80 idiomas. Os críticos definem a obra de Gibran como marcada pelo misticismo oriental.
As atividades de comemoração dos 125 anos do nascimento do artista e intelectual serão abertas ao público em geral e gratuitas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3251-3958 ou pelo e-mail brasil.libano@gmail.com
Programação
125 anos de Gibran Khalil Gibran
São Paulo
Abertura das atividades
27 de março, às 20h30
Salão Nobre do Clube Atlético Monte Líbano, na avenida República do Líbano, 2267
Exposição
28 de março a 09 de abril
Das 14h às 22h (exceto segunda-feira)
Hall do Teatro e Boulevard do Clube Atlético Monte Líbano
Exibição de filmes
29 de março e 05 de abril, às 18h30
20 de março e 06 de abril, às 20h30
Teatro do Clube Atlético Monte Líbano
Descerramento do busto
30 de março, às 11h30
Praça Jairo de Almeida Ramos, na av. República do Líbano com rua Afonso Brás
Leitura de textos
03 de abril, às 20h30
Palco do Teatro do Clube Atlético Monte Líbano
http://www.anba.com.br/noticia.php?id=17673
0 comentários:
Postar um comentário