Viena inaugurou a exposição "Tutankhamon e o mundo dos faraós"

quinta-feira, 13 de março de 2008

VIENA, 7 MAR (ANSA) - Com 50 mil entradas vendidas antecipadamente, Viena espera ansiosa pela inauguração, neste domingo, da exposição "Tutankhamon e o mundo dos faraós", dedicada ao misterioso mundo do Antigo Egito ao famoso faraó, morto há mais de 3 mil anos, aos 19 anos de idade.
    Mais de 140 peças originais -- das quais 70 são provenientes da própria tumba de Tutankhamon (no Vale dos Reis, em Luxor) -- serão mostradas agora na capital austríaca. Uma parte do tesouro egípcio nunca havia deixado o país.
    "Essa mostra será uma sensação mundial. Em nenhuma outra vez no passado, pôde-se ver tantos originais fora do Egito, que testemunham a história dos grandes protagonistas do período faraônico e do mundo misterioso de Tutankhamon", disse Wilfried Seipel, diretor do Museu Kunsthistorisches de Viena.
    Entre os objetos mais valiosos estão as sandálias de ouro especialmente feitas para a "viagem ao além" de Tutankhamon (quando ainda criança) e que foram encontradas após a retirada da bandagem que envolvia seu corpo mumificado.
    Também serão expostos na mostra o vaso de ouro que guardava o estômago mumificado do faraó, os anéis de ouro encontrados em seu corpo e uma impressionante estátua colossal (de quase três metros de altura), que retrata Tutankhamon bastante jovem e que estava em seu templo mortuário.
    Faltam a múmia do faraó Tutankhamon, seu famoso sarcófago de ouro e sua máscara mortuária de ouro, que não podem deixar o Egito em nenhuma hipótese.
    Durante a abertura da mostra para a imprensa, nessa sexta-feira, estiveram presentes a diretora do Museu Egípcio do Cairo, Waffa El-Saddik, e os dirigentes dos órgãos envolvidos na organização: o museu vienense, a Sociedade National Geografic e o Conselho Supremo de Antigüidade do Egito.
    Após a temporada na Áustria (até 28 de setembro), "Tutankhamon e o mundo dos faraós" deverá ir para os Estados Unidos. (ANSA)


07/03/2008 15:56

0 comentários: