Dubai terá cidade cultural gigante, com dezenas de teatro, museus e galerias.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

ABU DHABI - O emirado de Dubai, que conseguiu se converter em um centro de atração turística e comercial, almeja ser também um grande centro cultural com um gigantesco projeto que incluirá mais de 70 instituições culturais. O projeto, segundo informações publicadas recentemente pela imprensa local, será construído sobre uma superfície de 20 quilômetros quadrados e incluirá dez museus, sete bibliotecas, 11 galerias de arte e 14 teatros, além de uma casa de ópera, entre outros.

As fontes, que não divulgaram o custo do projeto, indicaram que o novo complexo será erguido na área de Jor Dubai, e que entre os museus haverá um que exibirá os costumes do profeta Maomé outros de arte contemporânea.

- Jor Dubai será uma área de natureza única, em que poderão ser vistas diferentes culturas, literaturas e arte mundial do passado e do presente - disse o governante de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, xeique Mohamed bin Rached, na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do projeto realizada na quinta-feira, informou o jornal "Khallej times", em seu site na internet.

O custo e o tempo de duração da obras não foram detalhados. Mas o xeique Mohamed disse que o projeto forma parte do "plano estratégico (cultural) de Dubai de 2015", de cuja execução vão participar os setores público e privado.

Omar bin Sulaiman, diretor do Departamento de Cultura y Arte de Dubai, afirma que o "projeto converterá a área num destino cultural mundial, e consolidará a imagem de Dubai como uma cidade multicultural".

Dubai, um dos sete Emirados Árabes Unidos, investiu, nas últimas décadas, centenas de milhões de dólares em projetos turísticos e na construção de arranha-céus e construções inovadoras, e em janeiro passado anunciou que a torre "Burj Dubai" já é o edifício mais alto do mundo, com 598 metros de altura.


Fonte: EFE

0 comentários: