Empresários da Síria, dos Emirados Árabes e do Brasil divulgaram ontem, na sede da Câmara Árabe, o projeto Braziland, que pretende ser um Brasil em miniatura numa das ilhas artificiais de Dubai.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

São Paulo – Os empresários da Síria, Firas Tlass, dos Emirados Árabes, Haitham Ahmed Belhasa, e do Brasil, Mario Garnero, estão lançando um projeto em Dubai chamado Braziland. Os três estiveram ontem (01) na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, para apresentar o novo negócio a empresários locais e pedir o apoio da entidade. "A idéia é fazer um Brasil em miniatura em Dubai, mostrando a cultura brasileira e as oportunidades de negócios oferecidas pelo país", afirmou Tlass.

O projeto é um grande empreendimento imobiliário, a ser erguido em um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, localizado numa das ilhas do Dubai Waterfront. Segundo Tlass, a idéia é simular no terreno as praias brasileiras, os hotéis, restaurantes - como as churrascarias -, lojas, festas de carnaval, centro esportivo voltado para o futebol e centro de negócios. "A Braziland vai proporcionar aos visitantes, que não têm condições financeiras de visitar o Brasil, conhecer melhor a cultura brasileira. Já os que têm condições vão se sentir atraídos a virem ao país", disse o empresário sírio.

De acordo com Tlass, cada empresa interessada em participar do projeto terá seu pedaço de terra para construção do seu próprio negócio. "Não sei quanto será investido no projeto, pois depende do quanto cada empresa irá investir", disse. Segundo o empresário, existe também o interesse de levar as empresas brasileiras que já estão nos Emirados Árabes para o Braziland. "A idéia é reuni-las num único centro comercial. Isso facilitaria os negócios e fortaleceria as empresas brasileiras", acrescentou.

A escolha de Dubai se deu por sua localização. "É um ponto central entre o Oriente e Ocidente. Além disso, é uma região que está crescendo cada vez mais", disse Tlass. No ano passado, cerca de 30 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto de Dubai e a meta do governo árabe é ampliar a capacidade dos aeroportos para atender 100 milhões de passageiros até 2015.

O empresário brasileiro Mario Garnero, presidente da Brasilinvest, agência privada de desenvolvimento, é o parceiro local do projeto. "No momento estamos fazendo contatos políticos e empresariais para divulgar o projeto. Semana que vem vou para Dubai para me encontrar com autoridades locais para dar continuidade ao projeto", disse Garnero. Segundo ele, a idéia é representar a particularidade de cada estado brasileiro no Braziland. "Queremos levar o caráter brasileiro para lá", afirmou.

Centro de distribuição

Outro plano de Tlass é a construção de um centro de distribuição de produtos brasileiros. Estamos estudando a possibilidade de abrir na Síria ou em Dubai", disse. Nos Emirados, o centro ficaria próximo ao Braziland e, na Síria, próximo ao porto de Tartous. "Estamos dispostos a entrar em contato com qualquer empresa brasileira que esteja interessada em participar do projeto de Dubai e fazer parte do centro de distribuição. O Brasil é um país muito rico e tem grande potencial. Agora é a melhor época para desenvolvermos ainda mais as relações comerciais", disse.

De acordo com o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., já existe um projeto de distribuição parecido com esse em Dubai, que é o Dragon Mart, de produtos da China. Segundo Tlass, após esse centro chinês, o comércio entre o país árabe e a China aumentou em quatro vezes. "Esse projeto é uma excelente oportunidade e a Câmara Árabe está disposta a viabilizar o interesse das empresas brasileiras", acrescentou Sarkis.

Além de Sarkis, os empresários foram recebidos na Câmara Árabe pelos vice-presidentes de Relações Internacionais, Helmi Nasr, de Comércio Exterior, Salim Schahin, de Marketing, Rubens Hannun, e Administrativo, Paulo Atallah. Além deles também estavam presentes os diretores da entidade Adel Auada, Sami Roumieh e Mário Rizkallah e o cônsul da Síria em São Paulo, Ghazi Deeb.

A entidade ofereceu um almoço para cerca de 30 empresários de diversos setores, que ouviram uma apresentação do empresário Tlass sobre o Braziland. O sírio é presidente do Grupo Econômico Mas, com sede em Damasco, e atua em diversos setores, como investimentos, imobiliário, cimento, entre outros.

Contato

Firas Tlass
Tel. +963 11 333-3653
Fax +963 11 224-0198
Email: firastlass@masgroup.net


http://www.anba.com.br/noticia.php?id=17882

0 comentários: