Bridgestone Music Festival traz músicos pop do mundo árabe

segunda-feira, 19 de maio de 2008

São Paulo – Astros e estrelas da música pop internacional pouco conhecidos no Brasil vão se apresentar em São Paulo, em junho, durante os três dias do Bridgestone Music Festival. Entre eles, músicos do mundo árabe como a argelina Souad Massi e o mauritano Daby Touré, ambos cantores, compositores e guitarristas.

"A idéia é trazer pessoas não conhecidas no Brasil, fazer algo inédito para chacoalhar a cena musical", disse à ANBA o diretor artístico e produtor do evento, Toy Lima. De acordo com ele, o Bridgestone Music é inspirado nos festivais de verão da Europa, que reúnem artistas de várias nacionalidades. "Queremos diversificar um pouco. No Brasil há uma presença muito forte das músicas em inglês e brasileiras", acrescentou.

Segundo ele, Souad Massi será a principal estrela do evento, uma vez que hoje ela é considerada um dos maiores nomes da chamada "world music" no continente europeu. Souad canta composições próprias e de terceiros em árabe e em francês, mesclando o moderno com o clássico.

Lima quer atrair árabes e descendentes que moram no Brasil para o show, uma vez que músicas árabes tradicionais fazem parte do repertório. "Nos shows dela o público árabe canta junto. Vai haver tradução em um telão, mas as pessoas dão um calor a mais ao espetáculo", declarou. "No Brasil, apesar de haver tanta influência árabe, músicas no idioma não tocam nas rádios", observou.

Nascida em Argel em 1972, Souad mora na França desde 1999. Antes, segundo a organização do evento, já fazia sucesso em seu país natal, onde também atraiu protestos dos conservadores quando era vocalista de uma banda de rock pesado chamada Atakor. Membro de uma família de músicos, teve no flamenco sua primeira influência musical, embora hoje tenha um estilo próprio com toques de diversos gêneros.

É comparada, segundo a organização, com artistas como Joni Mitchell, Tracy Chapman e Joan Baez. Na opinião de Lima, no Brasil lembra Marisa Monte.

Daby Touré também vem de uma família de músicos. Nascido na Mauritânia e criado no Senegal, ele mora na França desde 1989. Seu estilo, segundo Lima, é um pop rock que lembra Gilberto Gil. Touré é afilhado musical do roqueiro Peter Gabriel.

Vão se apresentar no festival também a pianista nova-iorquina Rachel Z, o tecladista norte-americano Lonnie Smith, o pianista indiano Vijay Iyer e a cantora e percussionista Dobet Gnahoré, da Costa do Marfim. Os gêneros, de acordo com Lima, variam do jazz à world music.

Está vai ser a primeira edição do festival. No próximo ano, Lima quer realizá-lo simultaneamente na capital paulista e no Rio de janeiro. "É uma idéia que já venho pensando faz algum tempo e agora conseguimos o patrocínio da Bridgestone", disse.

Serviço

Bridgestone Music Festival
19, 20 e 21 de junho
Citibank Hall, Av. Jamaris, 213, Moema, São Paulo – SP
Ingressos de R$ 30 a R$ 90
Vendas no local, ou pelos telefones (11) 6846-6000 (em SP) e 0300 789-6846 (outros estados), ou pelo site www.ticketmaster.com.br
Mais informações sobre pontos-de-venda e sobre o festival no site www.bridgestonemusic.com.br

 

http://www.anba.com.br/noticia.php?id=18344

 

0 comentários: