São Paulo A arquiteta e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Vanessa Gomes, esteve ontem (09) com representantes da universidade privada Al Ghurair, dos Emirados Árabes Unidos, e disse que eles estão interessados em fazer um programa de intercâmbio com estudantes e professores dos cursos de Arquitetura da Unicamp e de Design de Interiores da instituição árabe.
Vanessa foi para Dubai a convite da Câmara de Comércio Árabe Brasileira com o objetivo de fazer uma palestra sobre a experiência brasileira com construções sustentáveis. A apresentação será realizada hoje na The Hotel Show, feira de hotelaria da qual a Câmara participa junto com empresas brasileiras.
Segundo Vanessa, a idéia proposta pelo diretor de relações acadêmicas e industriais da Al Ghurair, Hafid Alhafid, e pelo chefe do departamento de Design de Interiores, Mustafa Othman, é levar estudantes de Dubai para a Unicamp e trazer alunos brasileiros para a universidade árabe. "Os estudantes árabes podem ir para o Brasil para reforçar a base de arquitetura e os brasileiros podem aprender mais com o curso [de Design] deles", disse a arquiteta.
O curso de arquitetura da Unicamp tem duração de seis anos, enquanto o curso de Design de Interiores da Al Ghurair tem quatro, sendo que a partir do terceiro ano os estudantes começam a estudar questões relacionadas à sustentabilidade, especialidade de Vanessa.
De acordo com ela, a Unicamp já tem programas de intercâmbio com estudantes norte-americanos e franceses. "Acredito que pode haver um grande interesse de alunos brasileiros descendentes de árabes para esse intercâmbio", disse.
A maior dificuldade que a Unicamp enfrenta para a realização desses intercâmbios de professores e estudantes é a falta de uma linha de financiamento. Por isso, segundo Vanessa, é mais comum a universidade receber alunos estrangeiros do que mandar estudantes brasileiros.
Além da visita à universidade, Vanessa se reuniu com o diretor-assistente para assuntos do Meio-Ambiente e Saúde Pública da Municipalidade de Dubai, Abdulla Mohammad Ráfia, que fez uma apresentação geral sobre o boom de construção no emirado e a crescente demanda de turistas pela região. O diretor falou ainda das dificuldades enfrentadas pelo emirado em relação a esse boom e dos planos de reestruturação urbana.
A arquiteta visitou ainda o primeiro "prédio verde" do Oriente Médio, o Pacific Controls, construído de forma automatizada e inteligente. Um exemplo disso é a geração de energia do prédio, que é feita por fontes fotovoltaicas, ou seja, células que permitem a conversão da luz solar em eletricidade. Hoje Vanessa vai visitar a Masdar City, projeto de cidade com emissão zero de carbono em Abu Dhabi, capital dos Emirados.
Feira
A Hotel Show, que começou domingo e termina hoje, rendeu contatos promissores para as empresas brasileiras participantes. Uma delas é a Docol, de metais sanitários, que já exporta para o mercado árabe e deverá fechar novos negócios após a participação no evento. O estande da Câmara Árabe recebeu visitantes não apenas dos Emirados, mas da Arábia Saudita, Líbano, Bahrein, Omã, Catar, Índia, Paquistão, entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário