A exposição é composta por 120 trabalhos, entre pinturas, gravuras, ukyo-e, peças em laca, caligrafia, cerâmica e armaduras. Entre as obras estão nove armaduras diferentes, que retratam a sensibilidade de cada período.
As peças de arte foram produzidas entre os períodos Heian (806-1190) e Edo (1615-1865), em especial no Edo, em que a paz durou mais de 250 anos, possibilitando o surgimento da arte.
Eternos Tesouros do Japão - A Arte dos Samurais inclui ainda um painel com a cronologia da imigração japonesa no Brasil. Esta linha do tempo cobre desde a chegada dos primeiros imigrantes, em 1908, e sua instalação no Brasil, passando pela ocupação do cerrado, do semi-árido nordestino, e até chegar à instalação de grandes empresas e a criação de novos conceitos na arte.
Serviço:
Museu Nacional da República
Setor Cultural Sul - Próximo à Rodoviária do Plano Piloto
Abertura: 18/06
Exposição: 19 /06 a 30/07
Terça a sexta das 9h00 às 21h00
Sábados e domingos das 9h00 às 19h00
Entrada Franca
Sobre a Exposição
(texto sobre a exposição completa que pode ser vista no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Paraná.
em novembro 2007, não consegui entender se a que está em Brasília tem alguma diferença).
As peças da exposição abrangem oito dos quinze períodos em que se divide a história do Japão, períodos esses que marcam a evolução política, econômica e social japonesa. Há obras dos períodos Heian (7941185), Kamakura (11851333), Muromachi (13381573), Momoyama (15731603), Edo (16031867), Meiji (18681912), Taisho (19121926) e Showa (1926 1989). As peças não mostram apenas a sensibilidade artística dos períodos retratados, revelam também como viviam os aristocratas, os guerreiros e ainda como os artistas retratavam o povo, a cultura, a natureza e a própria arte japonesa.
As obras
A exposição "Eternos Tesouros do Japão" é dividida em seis conjuntos de peças, cada qual referente a um determinado tipo de artefato.
Os artefatos em laca incluem tigelas, bandejas, tinteiros, caixas de papéis de carta, baús e outros, alguns feitos com a técnica maki-e. Entre os itens que podem ser apreciados estão: "Caixa de Materiais de Caligrafia com Motivo de Flor da Lua em Incrustação de Madrepérola" e "Escrivaninha com Vistas para o Rio Hotsu".
As pinturas são principalmente apreciadas em biombos e pergaminhos suspensos do período Momoyama até o período Edo, representando as principais escolas de pintura do Japão. Entre os destaques, estão: "A História de Genji: Batalha de Carroças", "Pássaros e Cascata", "Flores das Quatro Estações", entre outros.
As espadas abrangem três períodos históricos e refletem a influência chinesa na arte de sua confecção até adquirirem características tipicamente japonesas. Também denotam a forma de guerrear e a maneira de utilizá-las junto ao corpo.
As armaduras cobrem um período de 500 anos, desde o início do período Muromachi até o final do período Edo. Incluem todos os itens de uma vestimenta completa: brasões, elmo (kabuto), protetores para a face, protetores para as bochechas, chapéus de palha, jaquetas de batalha, divisores de capacete, cassetetes, armas de fogo, juntamente com selas, estribos e outros apetrechos eqüestres.
As gravuras em blocos de madeira foram responsáveis por uma forma de expressão artística peculiar no Japão, mas que acabaram influenciando os pintores expressionistas franceses. O destaque certamente fica para a série "Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji", que inclui alguns trabalhos considerados obras-primas.
A caligrafia também está muito bem representada. Na mostra curitibana, os visitantes poderão apreciar o manuscrito "A Carta", do famoso mestre de haiku, poesia tradicional japonesa, Matsuo Basho. Há ainda uma peça do mestre da cerimônia do chá, Kobori Enshu, intitulada "Os Caracteres de 'Fu-sei'".
Armadura com Brasão Todo no Estilo Okegawado Gusoku Ferro, revestimenro de laca, couro, seda Período Edo |
| Elmo de sessenta e duas placas rebitadas Suji Kabuto assinado por Joushuu-jyu "Saotome Ienari" - Ferro Período Momoyama |
| Proteção de rosto (So-menpo) Couro batido, revestido de laca Metade do período Edo |
Elmo de sessenta e duas placas rebitadas Suji Kabuto assinado por Saotome Iechika Ferro, madeira, revestimento de laca Período Momoyama |
Armadura no estilo Domaru com cordões morons e dourados Ferro, revestimento de laca, couro, seda Meio do Período Edo |
Elmo decorativo com Brasão do clã Tokugawa (usado por Tokugawa Ieyasu) Ferro, revestimento de laca, papel japonês Período Momoyama |
Armadura completa no estilo Gomaido Gusoku (usada por Oguri Kosukenosuke) Ferro, laca, couro, seda Final do Período Edo (Agosto de 1862) |
Caixa de insenso com motivos florais e borbolertas incrustados com conchas verde azuladas Laca maki-e, madeira revestida com laca Período Taisho |
Batalha de Ishinotami Escola Tosa Cor sobre papel folhado a ouro; Biombo byoubu de seis folhas Período Edo |
Espada Tachi Assinada por Yukimitsu Tachi (espada) com peças e papéis dobráveis Período Kamakura (Agosto de 1271) |
Batalha no Rio Uji Escola Tosa Cor sobre papel folhado a ouro biombo byoubu de seis folhas Período Edo |
Espada Tanto (espada designada como propriedade importante) Sem assinatura: O Sakushu Tsuiama Matsudaira (Yukimitsu) Espada (Tanto) com adereços e bainha antiga Período Kamakura |
Estribos com motivos de borboleta e arabescos Assinado por: Gashu-jyu "Masahira" Laca maki-e, ferro e incrustação Meio do Período Edo Sela decorada em Laka maki-e com motivos florais em formato de diamante Assinado por: Masayoshi Laca maki-e, madeira revestido com laca Meio do Período Edo (Março de 1727) |
Bandejas redondas com pinturas em laca Madeira revestida com laca Período Momoyama |
Bandejas redondas tripés com pintura de laca Laca Hidehira, madeira revestida com laca Período Muromachi |
| Lua com Hagi Suzuki Kiitsu Cor sobre seda; Quatro biombos deslizantes fusuma Final do Período Edo |
Flores e pássaros Escola Tosa Cor sobre papel folhado a ouro; Biombos byoubu de seis folhas Período Momoyama |
0 comentários:
Postar um comentário