O Ministério das Relações Exteriores informa ainda que, na 6ª Reunião da Comissão Mista Brasília-Nigéria, realizada em junho deste ano, os dois países deram continuidade à construção de uma relação de alcance estratégico, com a intensificação da cooperação e do intercâmbio, conforme planejada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Umaru Yar'Adua, em encontro que tiveramem 2007.
A África é uma das prioridades da política externa brasileira, conforme afirma o Itamaraty, lembrando as oito visitas que o presidente Lula fez àquele continente. O presidente brasileiro já visitou 20 países africanos, alguns mais de uma vez. E hoje há embaixadas brasileiras residentes em 34 países africanos.
As exportações brasileiras para a África cresceram 200% desde 2003 para um total de US$ 8,5 bilhões em 2007. No mesmo ano, as importações chegaram a US$ 11,3 bilhões, 244% a mais que em 2003. Essa corrente de comércio (exportação + importação) representa hoje 7,1% do comércio exterior brasileiro. Considerada como um todo, a África é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, depois de Estados Unidos, Argentina e China.
0 comentários:
Postar um comentário