Riade, 01 Ago (Lusa) - A polícia religiosa saudita, "Mutawa", proibiu a venda e compra de cães e gatos em Riade, ao abrigo de uma lei que considera uma violação do Islão a presença destes animais em espaços públicos como centros comerciais e jardins.
A autoridade começou a enviar cartas com esta determinação aos locais onde se vendem os bichos.
O chefe da "Mutawa" na capital saudita, Ozman al Ozman, explicou que a medida responde a uma ordem do emir de Riade em funções, príncipe Sattam bin Abdelaziz, que "proíbe a venda e a compra de cães e gatos, assim como a presença destes animais em espaços públicos, na companhia dos seus donos".
A disposição do príncipe baseia-se num decreto religioso, que, até à data, não tinha sido posto em prática.
Justificando a sua aplicação agora, o chefe da polícia religiosa, Ozman al Ozman, invocou o "crescente número de jovens" que "começaram a acompanhar os seus animais para lançar piropos às adolescentes e incomodar as mulheres em locais públicos, especialmente em centros comerciais".
A "Mutawa", que oficialmente é designada como Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, está encarregue de vigiar o cumprimento por parte dos habitantes da Arábia Saudita das normas islâmicas nos espaços públicos, como centros comerciais, cafés e jardins.
No mundo árabe, em geral, o gato é um animal puro, embora para a maioria dos muçulmanos os cães sejam vistos como animais impuros, pelo que muitas famílias não permitem a sua entrada em casa.
ER.
Lusa/Fim
http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200808018602440
NOTA: Ficou-me uma indagação: E quem já tem os animais?
Vou perguntar aos meus amigos sauditas, depois comento aqui!
1 comentários:
Segundo meu amigo que mora em Damman (Arábia Saudita), pelo Islam o Cachorro deve ser apenas para guarda ou caça, já o gato pode se ter livremente. Pelo que ele entende da notícia (pois ele não estava sabendo se a venda foi mesmo proibida ou não) o problema está sendo com as pessoas que estão usando os animais para perturbar outras pessoas, principalmente mulheres, e é claro que isso seria proibido, na Arábia saudita é proibido importunar as pessoas, ou seja contactá-las na rua, ou estabelecimentos. Muito menos as mulheres.
Então é isso!
Postar um comentário