Boneca de véu desbanca Barbie no Egito

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A notícia é de 2006. Mas não poderia deixar de comentar aqui no blog.
Quem quiser me dar uma, ficarei feliz! rs
 
Fulla
Fulla é sucesso de vendas no mundo árabe
A boneca americana Barbie ganhou uma rival muçulmana. Fulla vem em uma caixa parecida e tem mais ou menos o mesmo tamanho, mas é criada dentro dos "valores muçulmanos", como descreve seu criador.

A boneca vem com véu e hijab (um vestido usado por muçulmanas por cima das roupas que cobre o corpo e deixa o rosto e as mãos de fora), além de um tapete para orações, cor-de-rosa.

Alguns pais que não comprariam uma Barbie para as filhas, estão comprando fullas e a boneca é a mais popular nas lojas egípcias.

A empresa responsável pela Barbie muçulmana, NewBoy Design Studio, lançou a Fulla na Síria em 2003 e tem vendido bem em todo o Oriente Médio.

Muçulmana moderna

O gerente da marca, Fawaz Abidin acredita que o sucesso se deve ao fato de Fulla "ser uma personagem que os pais e as crianças vão querer se relacionar".

"Ela é honesta, amorosa, carinhosa e respeita seus pais", descreve Abidin.

Fulla é solteira e não há planos de lançar um namorado para ela, como Ken, ex-namorado de Barbie.

Mas ela vai ser uma mulher de carreira: Fulla Médica e Fulla Professora são os próximos lançamentos da marca. As duas profissões são consideradas respeitáveis para mulheres no mundo muçulmano.

Jeans

Como a Barbie, Fulla tem um enorme guarda-roupa e, apesar de seguir o código muçulmano, ele foi modernizado para o mercado egípcio.

As roupas incluem jeans e véus coloridos, usados pelas mulheres no Egito. E as meninas podem comprar véus e o tapete rosa para elas, iguais aos usados por Fulla.

Tarek Mohammed, chefe de vendas da Toys'r'Us, no Cairo, diz que "Fulla vende melhor porque está mais próxima dos nossos valores árabes - ela nunca mostra uma perna ou um braço".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/01/060112_barbiemuculmanamb.shtml

0 comentários: