São Paulo – A procura pelo livro de Oswaldo Truzi, "Patrícios – Sírios e Libaneses em São Paulo", que estava esgotado há seis anos, fez com que a Editora Unesp lançasse uma segunda edição. A novidade deste lançamento é que o autor traz uma pesquisa feita com os novos imigrantes árabes que chegaram na cidade nas últimas décadas, os muçulmanos. O livro teve procura no meio acadêmico e pelos próprios descendentes
"Essa pesquisa foi feita há uns dois ou três anos em São Paulo e mostra uma nova leva de imigrantes", afirmou Truzzi, que tem doutorado em Ciências Sociais e é professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pesquisa, que está no posfácio do livro, explora as sociabilidades e os valores familiares desse grupo imigratório, predominantemente de libaneses.
A primeira edição do livro foi lançada em 1997 pela Editora Hucitec. Segundo Truzzi, o livro teve bastante procura, não só entre o meio acadêmico, mas também pelos próprios descendentes. "O livro acabou se tornando uma referência", disse Truzzi, que conta a trajetória da imigração árabe.
No primeiro capítulo, o autor conta dos motivos que levaram os árabes a saírem de seus países. Esses imigrantes, que eram na maioria libaneses e sírios, começaram a chegar em São Paulo entre os anos de 1890 e 1960. Suas primeiras atividades eram voltadas ao comércio, que tornaram os árabes conhecidos como mascates. É no segundo capítulo, "De mascates a empresários", que Truzzi conta essa trajetória. "Conto como era São Paulo na época e como os árabes se inseriram economicamente no comércio, nas lojas e na indústria", disse.
Truzzi conta ainda sobre os dilemas relativos à construção de identidades e analisa as estratégias de mobilidade social. Segundo o autor, os filhos dessa primeira geração de imigrantes árabes tiveram uma boa educação e se tornaram, em massa, profissionais liberais, principalmente nos campos da Medicina e de Direito. "Depois, começaram a se inserir na política", afirmou.
O livro também traz um capítulo comparativo entre a imigração síria e libanesa ao Brasil com a dos Estados Unidos. "Aqui se deram melhor do que lá", disse Truzzi, que explica o estágio de desenvolvimento econômico do Brasil e dos Estados Unidos na época da imigração.
"Patrícios - Sírios e libaneses em São Paulo" pode ser adquirido pelo site da Editora Unesp (www.editoraunesp.com.br) ou pelo telefone (011 3242-7171).
Serviço
Título: Patrícios - Sírios e libaneses em São Paulo
Autor: Oswaldo Mário Serra Truzzi
Número de páginas: 354
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 50,0
Truzzi relança livro sobre imigração árabe em São Paulo
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Divulgação
Postado por Mirela Goi às 09:03
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário