Paris – Às margens do Sena, próximo a catedral de Notre Dame e em frente à Pont de Sully, está o Instituto do Mundo Árabe (IMA). O imponente e moderno edifício se destaca em meio às construções históricas de Paris. Projetado pelo premiado arquiteto francês Jean Nouvel, o prédio segue a curva do rio em sua fachada Norte, totalmente espelhada, refletindo a espetacular paisagem da Cidade Luz.
Símbolo de uma parceria entre a França e os 22 países árabes, o instituto cultural foi inaugurado em 1987 com o intuito de promover as relações entre Ocidente e Oriente e é uma construção realmente impressionante de se ver. Quando você enxerga o edifício, bem ali na sua frente, consegue entender porque o arquiteto ficou internacionalmente famoso após projetar o IMA.
A fachada sul, retangular, é decorada por inúmeros diafragmas inspirados no muxarabi - que é uma espécie de treliçado de madeira que tem como objetivo filtrar a luz solar, permitir a visão da rua e a privacidade de quem está do lado de dentro da construção. No edifício do IMA, Nouvel projetou um sofisticado sistema de filtragem da luz utilizando diafragmas metálicos iguais aos das câmeras fotográficas, que abrem e fecham de acordo com as condições externas de luz. O efeito é realmente surpreendente e une a tradição da arquitetura árabe com materiais e tecnologia modernos.
Os elevadores internos também chamam a atenção porque mais parecem uma grande caixa de vidro que permite uma vista panorâmica de todos os andares do edifício. O IMA abriga museu, biblioteca, centro de documentação, restaurante, salas de aula e espaço para apresentações de música, dança, cinema, teatro e grandes exposições.
O acervo do museu é formado por peças de praticamente todos os seus países fundadores. As peças de maior destaque são as obras de arte, pergaminhos milenares, tapeçaria, estátuas de mármore branco, objetos em cerâmica, jóias, cofres e os famosos astrolábios – instrumentos utilizados para medir a altura dos astros no horizonte, usado para fins astrológicos e astronômicos. O astrolábio náutico, por exemplo, ajudava os navegadores na localização em alto mar.
Ao observar detalhes e a utilidade de cada objeto, é possível viajar no tempo e no espaço e conhecer um pouco da história e cultura árabes. A biblioteca tem mais de 65 mil obras com títulos publicados em francês, árabe, inglês, alemão, espanhol e italiano. Aqueles que preferem fazer suas descobertas por meio de imagens e música podem visitar o centro áudio-visual que também oferece um acervo variado e bastante interessante.
Hoje o IMA é referência na Europa por seus acervo de obras de arte e antiguidades e famoso por promover mostras itinerantes como a exposição fotográfica "Imagens e paisagens do Mundo Árabe", que inclusive já passou pelo Brasil. Em novembro de 2008, a mostra – com fotografias que retratam pessoas de lugares das nações árabes - ficou dois meses no espaço Caixa Cultural, em São Paulo. A iniciativa foi do Instituto de Cultura Árabe (Icarabe), com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Confira maiores informações sobre as mostras e eventos promovidos pelo IMA acessando o site www.imarabe.org. Se for a Paris, reserve algumas horas para conhecer o espaço cujo prédio também é uma bela obra de arte.
O arquiteto
Jean Nouvel nasceu em Fumel, uma cidade do sudoeste da França, em 1945. Estudou na Escola de Belas Artes, em Paris, na época das revoluções estudantis de 1968 e adorou a tendência pós-moderna dos anos 1970. Seu trabalho começou a ganhar destaque em 1981, mas o reconhecimento internacional chegou mesmo após o projeto do IMA. Em 2008, Nouvel recebeu o prêmio Pritzker, também chamado de "Nobel da Arquitetura", por ser o mais prestigiado dos prêmios da arquitetura mundial.
Contato
Instituto Mundo Árabe
E-mail: rap@imarabe.org
Endereço: 1, Rue des Fossés – Saint Bernard
Place Mohammed V
0 comentários:
Postar um comentário