Programa de TV aproxima jovens de diversas nações

sexta-feira, 6 de junho de 2008

São Paulo - Criar um intercâmbio de idéias e experiências entre os povos por meio de jovens de diversas nacionalidades é o objetivo do programa cultural "Cartas ao Vento", elaborado pelo canal brasileiro de televisão Futura. Atualmente, o canal está buscando parcerias estrangeiras para o desenvolvimento do programa e tem interesse em produtoras árabes.

Ainda não se sabe com quantos países a emissora brasileira vai conseguir fechar parcerias, mas a presença de jovens palestinos no programa já é certa. É que recentemente a produtora árabe Alarz, com sede na da cidade de Nazaré, em Israel, fará uma co-produção com o canal brasileiro. Segundo o coordenador de relações internacionais do Futura, Renato Wilmersdorfer, a produtora árabe ficou muita interessada em participar do projeto e deverá, posteriormente, vender o programa para emissoras locais.

O projeto de intercâmbio entre jovens brasileiros com os de outras nacionalidades já existe no Canal Futura há 5 anos. Segundo Wilmersdorfer, já foram realizados programas com Cabo Verde e Inglaterra, mas num modelo diferente. "No modelo antigo um brasileiro mandava uma pergunta para um jovem de outro país e o menino respondia e fazia uma outra pergunta. Agora, a idéia é ampliar a quantidade de países envolvidos no programa", disse Wilmersdorfer.

De acordo com ele, os jovens que vão perguntar e descobrir mais sobre o país do outro serão estudantes de 14 a 17 anos que não estejam cursando o ensino superior. Os temas das perguntas podem variar de esporte a culinária e de música a religião. "Queremos ter uma pluralidade de informações", afirmou Wilmersdorfer. A idéia do programa também é oferecer um panorama da identidade cultural de países que podem ter mais em comum do que parecem saber.

Segundo Wilmersdorfer, o formato desse programa permite que qualquer país possa fazer parte do projeto e troque informações, pois cada produtora grava em seu país e manda as imagens para o Brasil. "É uma aproximação entre países com baixo custo", disse.

O nome da série "Cartas ao Vento" vem da idéia que cada estudante escreve sua pergunta num pedaço de papel e a coloca numa garrafa. Através da computação gráfica, a garrafa é colocada no mar e atravessa o globo em direção ao outro país.

Canal educativo

O Canal Futura, com sede no Rio de Janeiro, foi criado em 1997 com o objetivo de levar mais educação ao povo brasileiro, não só educação escolar, mas em todas as áreas. Sua programação está disponível para mais de 60 milhões de pessoas por meio de antenas parabólicas, TV por assinatura e TV aberta.

Os programas do Futura também são utilizados por escolas, creches, presídios, hospitais, centros de saúde, universidades, bibliotecas, ONGs, sindicatos, empresas e órgãos públicos. O conteúdo dos programas também é trabalhado por jovens e líderes comunitários em todos esses locais.

O Futura conta com a parceria de diversas empresas e associações, que além de contribuírem financeiramente, atuam ativamente da sua gestão e do desenvolvimento de seus programas e ações sociais.


http://www.anba.com.br/noticia.php?id=18508

0 comentários: