Tunísia investe no País pela primeira vez em fábrica de autopeças

sexta-feira, 4 de julho de 2008

A empresa tunisiana Cofat, fabricante de fios e cabos elétricos para indústria automobilística, vai montar uma fábrica no País ainda este ano para concorrer com gigantes do setor do calibre da Prysma (antiga Pirelli). Braço da Elloumi, maior grupo tunisiano que tem 29 empresas e atua em diversos setores, a Cofat já tem um diretor no País encarregado de encontrar a cidade ideal para o lançamento da fábrica e definiu os investimentos em mais de R$ 22 milhões. É a primeira unidade industrial do Elloumi na América Latina.

O diretor do projeto no País é Kamel Fhoula, segundo informou ontem ao DCI o cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, Rubens Hannun. De acordo com Hannun, Fhoula foi contratado na visita de mais de dez dias que executivos da Cofat fizeram ao Brasil no início de março. Na época, o diretor financeiro da Cofat, Elyes Rekik, adiantou à Agência de Notícias Brasil-Árabe (Anba) que o grupo tinha muito interesse em ampliar os negócios com o Brasil, com quem já mantinha importantes trocas bilaterais de importação/exportação. "Agora queremos criar uma planta aqui para fabricar os cabos", disse

Segundo informou ontem a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Paraná está entre os três estados cotados pelo Grupo Elloumi para sediar a primeira indústria do grupo na América. O objetivo é fornecer diretamente o produto para as principais montadoras de automóveis do Brasil, segundo informou o diretor do projeto de instalação da Cofat no Brasil, Kamel Fhoula, durante encontro anteontem Fiep. Do encontro, participou o cônsul geral honorário da Tunísia, Heinz Huyer, que indicou o Paraná para sediar a indústria.

Além do Paraná, o grupo tem indicação de outros dois Estados - Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O investimento previsto é de 10 milhões de euros (o equivalente a R$ 22,5 milhões). Deste total, 40% serão investidos em construção e 60% em equipamentos. A indústria vai ocupar uma área superior a 30 mil metros quadrados e gerar cerca de 1600 empregos. Com duas instalações na Tunísia e uma no Egito, a Cofat é a segunda maior fornecedora de fios elétricos para automóvel. Seus principais clientes são Volkswagen, Seat, Audi, BMW, Ford, Mercedes-Benz, entre outros.

O Grupo Elloumi tem hoje 29 empresas que atuam em setores, como alimentos, utensílios domésticos, automobilístico e logística. São 14 fábricas nos países árabes e europeus.

A empresa tunisiana Cofat, fabricante de fios e cabos elétricos para indústria automobilística, está em fase final de escolha do estado brasileiro que abrigará a primeira fábrica do grupo na América Latina. Braço do grupo Elloumi, o maior conglomerado da Tunísia, país árabe, com 29 empresas e atuação em dezenas de setores, a Cofat chega ao Brasil para concorrer com gigantes da área como a Prysma, antiga Pirelli, num momento em que a indústria nacional está com sérias dificuldades para atender à alta demanda.

O setor automobilístico vive um momento de tensão entre os elos da cadeia produtiva. As montadoras alertam para o fato de a indústria de autopeças estar trabalhando com o máximo da capacidade, num ritmo acelerado, o que pode comprometer o fornecimento de produtos. Os fabricantes de autopeças, por sua vez, alegam que o crescimento da demanda foi rápido demais e que principalmente os chamados subsetores, que utilizam na manufatura matérias-primas como vidro e borracha, conseguem fazer poucos investimentos para aumento da produção.

Esse cenário de "empurra-empurra" é criado pelo forte crescimento das vendas de veículos automotores no mercado brasileiro. As montadoras, amparadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), alertam para o fato de a indústria de autopeças trabalhar no máximo da capacidade. A Anfavea anuncia hoje os números da produção de veículos do primeiro semestre, que vai mostrar um novo recorde para o período, mas sugere uma certa cautela para a segunda metade do ano.
 

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