Fugindo das praias claras de Tunis e de multidões de europeus aglomerados nas areias, o Saara é uma alternativa para quem quer conhecer uma Tunísia diferente. A aridez do deserto afugenta as grandes levas de turistas, o que torna a viagem uma experiência muito mais autêntica.
Dromedários e veículos 4x4 são ótimas alternativas para conhecer o Saara
Crédito: Ben Lanz
Saara é uma das faces mais autênticas da Tunísia
Crédito: Colin Antill | fotoseeker
Douz é a cidade de entrada para o deserto. Não espere grandes construções nem mega resorts. Os tradicionais quarteirões têm vendinhas com roupas árabes e souvenirs para turistas.
Douz é ótima para comprar souvenirs
Crédito: Colin Antill | fotoseeker
Construções são imperdíveis em Tozeur
Crédito: Looklex
Partindo em direção ao árido Saara, onde é possível fazer tours em veículos com tração nas quatro rodas e até em dromedários, está Tozeur.
A cidade conserva uma cultura bem mais tradicional. Apesar de bastante turística, os governantes enxergaram que só preservando as raízes atrairiam visitantes. Dê uma volta pelo centro histórico, chamado de Ouled el-Hadef. Essa região do século 14 é uma das mais autênticas e belas do país.
Marabu de Sidi Bou Lifa é visita obrigatória em Tozeur
Crédito: Looklex
O marabu - espécie de túmulo sagrado - de Sidi Bou Lifa, é uma visita obrigatória. Dizem que a árvore que deita suas folhas na porta, foi plantada por ele mesmo.
Seja nos grandes balneários ou no árido deserto, comprar pode ser sempre uma diversão. A palavra de ordem é pechincha. E pedir desconto se estende a qualquer produto, de temperos a jóias. Insista. Se a sua lábia for boa e o tunisiano estiver realmente a fim de fazer um bom negócio, é fácil conseguir descontos de até 70%.
Fonte: UOL
São Paulo, 16 de agosto de 2008.
0 comentários:
Postar um comentário