São Paulo – O governo da Arábia Saudita assinou um contrato de 6,79 bilhões de riais (US$ 1,8 bilhão) com a companhia Al-Rajhi Alliance para a construção da primeira fase da ferrovia Haramain, que vai ligar as cidades sagradas de Meca e Medina à cidade de Jeddah, na costa do Mar Vermelho. As informações foram divulgadas no site do jornal saudita Arab News.
O presidente do Fundo de Investimento Público e ministro das Finanças do país, Ibrahim Al-Assaf, e o ministro dos Transportes, Jabara Al-Seraisry, assinaram o contrato com Abdullah Sulaiman Al-Rajhi, presidente da Al-Rajhi Alliance. A Alliance é formada por três empresas: Al-Arrab Contracting Company, China Railway 18 Bureau e Masco.
O projeto é uma iniciativa do rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz, que quer oferecer melhores serviços de transporte aos peregrinos que visitam Meca e Medina todos os anos.
A linha férrea entre Meca, Medina e Jeddah terá 450 quilômetros de extensão. Serão utilizados trens elétricos de alta velocidade, conhecidos como trens-bala, com capacidade para até 320 quilômetros por hora. O tempo de viagem entre Meca e Medina será reduzido para duas horas e entre Jeddah e Meca para 30 minutos. Os trens também deverão transportar passageiros do Aeroporto Internacional Rei Abdul Aziz até as cidades sagradas.
A primeira fase do projeto vai incluir o preparo do terreno, a construção de pontes, túneis e galerias subterrâneas.
"Este é um projeto de destaque na história do transporte saudita", disse Al-Seraisry. Ele afirmou também que, além de reduzir o tempo de viagem, os trens de alta velocidade deverão proporcionar conforto aos passageiros.
De acordo com Al-Seraisry, o contrato para as fases posteriores do projeto será assinado quando a primeira fase estiver em andamento.
Segundo o presidente da Organização Ferroviária Saudita (SRO), Abdul Aziz Al-Hoqail, o projeto será concluído em meados de 2012. Em seguida, testes serão realizados durante um período de seis meses e o lançamento oficial deverá ocorrer em novembro do mesmo ano.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum
O presidente do Fundo de Investimento Público e ministro das Finanças do país, Ibrahim Al-Assaf, e o ministro dos Transportes, Jabara Al-Seraisry, assinaram o contrato com Abdullah Sulaiman Al-Rajhi, presidente da Al-Rajhi Alliance. A Alliance é formada por três empresas: Al-Arrab Contracting Company, China Railway 18 Bureau e Masco.
O projeto é uma iniciativa do rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz, que quer oferecer melhores serviços de transporte aos peregrinos que visitam Meca e Medina todos os anos.
A linha férrea entre Meca, Medina e Jeddah terá 450 quilômetros de extensão. Serão utilizados trens elétricos de alta velocidade, conhecidos como trens-bala, com capacidade para até 320 quilômetros por hora. O tempo de viagem entre Meca e Medina será reduzido para duas horas e entre Jeddah e Meca para 30 minutos. Os trens também deverão transportar passageiros do Aeroporto Internacional Rei Abdul Aziz até as cidades sagradas.
A primeira fase do projeto vai incluir o preparo do terreno, a construção de pontes, túneis e galerias subterrâneas.
"Este é um projeto de destaque na história do transporte saudita", disse Al-Seraisry. Ele afirmou também que, além de reduzir o tempo de viagem, os trens de alta velocidade deverão proporcionar conforto aos passageiros.
De acordo com Al-Seraisry, o contrato para as fases posteriores do projeto será assinado quando a primeira fase estiver em andamento.
Segundo o presidente da Organização Ferroviária Saudita (SRO), Abdul Aziz Al-Hoqail, o projeto será concluído em meados de 2012. Em seguida, testes serão realizados durante um período de seis meses e o lançamento oficial deverá ocorrer em novembro do mesmo ano.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum
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